Acupuntura

Tratamento dos males através das agulhas

O que é a Acupuntura?

A acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, essa estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano.

A palavra "acupuntura" vem do latim - acu significa agulha e punctura significa puncionar.

Pesquisas recentes com o uso de ressonância magnética funcional mostram que a acupuntura pode ter ação no sistema nervoso central, com a ativação de áreas específicas cerebrais que atuam no controle e regulação da dor e outros sintomas.

 

Outras pesquisas mostram que a acupuntura também age localmente e difusamente com a liberação de hormônios e neurotransmissores, como a serotonina, endorfina, auxiliando no alívio e tratamento dos sintomas.

Curiosidades

Experiências com ratos demonstraram que a acupuntura pode até triplicar os efeitos de um composto natural conhecido por suas funções anti-inflamatórias e analgésicas.

Pesquisadores da Universidade de Rochester, nos EUA, observaram que tecidos próximos das agulhas tinham até 24 vezes mais adenosina, sugerindo que a imperceptível perfuração da pele possa acionar tanto o acúmulo da substância em tecidos mais externos da pele, como também a sinalização ao cérebro para criar endorfinas naturais contra a dor.

De acordo com a medicina chinesa, os meridianos energéticos que atravessam o corpo são afetados por energias “perversas”, que afetam o organismo de forma geral. Apesar de soar místico, a própria tradição ocidental considera que ventos, bactérias, vírus, lesões, traumas, ansiedades, frio ou calor constituam boa parte das energias “perversas”. A medicina moderna concorda.

Nem apenas de agulhas vive a acupuntura: a estimulação de pontos de acupuntura pode ser feita também pelos dedos (acupressão), com pedras quentes, laser e muitas outras técnicas. O importante, pregam os defensores da prática, é que os fluxos energéticos sejam retomados e a energia do corpo equilibrada.

Benefícios

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

A técnica sobrevive há milênios, mostrando benefícios a indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos.

A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática um complemento da medicina moderna. Nos Estados Unidos, foi recomendado apenas no ano passado pelo Instituto Nacional para a Saúde e Excelência Clínica (NICE) como opção de tratamento para dores nas costas pelo sistema público de saúde do país.

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, mesmo nos casos onde não existe doença ou queixas físicas, e esta técnica pode inclusive ser feita em crianças, sendo nestes casos recomendada a utilização de laser em crianças com medo de agulhas.

Os principais Benefícios da Acupuntura são:

  •  Melhora a circulação sanguínea;

  •  Fortalecimento do sistema imunológico;

  •  Diminuição da necessidade de usar remédios;

  •  Prevenção de doenças;

  •  Aumento da expectativa de vida;

  •  Diminuição dos problemas hormonais;

  •  Diminuição dos distúrbios de sono;

  •  Diminuição de sintomas da depressão e ansiedade;

  •  Suavização de estrias e celulites;

  •  Aumento da vitalidade e energia;

  •  Promoção do relaxamento;

  •  Diminuição do stress;

  •  Rejuvenescimento da pele;

  •  Auxilio no tratamento contra o fumo, álcool e drogas;

  •  Regulação dos batimentos cardíacos;

Contra-indicações

Há alguns casos em que a acupuntura pode causar efeitos colaterais de baixa preocupação, tais como dores na região de aplicação das agulhas, sonolência, tontura ou até mesmo sangramento. 

 

Deve-se evitar a acupuntura no caso de presença de doenças hemorrágicas ou caso possua algum tipo de alergia a metais.

As agulhas podem transmitir doenças?

A acupuntura deve ser feita com agulhas descartáveis, pois a sua reutilização aumenta as chances de contrair algumas doenças como hepatite ou meningite, por exemplo.

Por isso, quando for realizar um procedimento de acupuntura deve assegurar de que esta é feita por um profissional competente, e que segue as normas da Anvisa que obriga à utilização de material descartável.