Auriculoterapia

A cura através dos pontos da orelha

O que é a auriculoterapia?

“Aurículo” significa “orelha” e “terapia” quer dizer “tratamento”. Portanto, podemos dizer que a auriculoterapia é um tratamento através da orelha.

As orelhas possuem locais (pontos) estratégicos que correspondem aos nossos órgãos e algumas funções do corpo. Quando estas áreas são estimuladas, o cérebro recebe um impulso e reage, gerando uma série de fenômenos físicos a fim de promover a homeostase (equilíbrio do corpo).

Isto se dá, por haver uma grande irrigação sanguínea em nosso ouvido externo, e estes pontos quando estimulados, conectam-se ao nosso Sistema Nervoso Central.

A auriculoterapia constitui da pressão de determinados pontos correspondentes da região da orelha. Essa pressão pode ser realizada através de agulhas de acupuntura, laser e esferas magnéticas, ou sementes. A escolha de cada tipo de tratamento vai depender do diagnóstico e perfil do cliente.

Como funciona a sessão?

Antes de qualquer prática terapêutica, o terapeuta sempre aplica um questionário (anamnese) para colher informações que serão essenciais para o sucesso do atendimento.

Após esta avaliação, o terapeuta realiza uma análise visual e faz a palpação da orelha para verificar sinais que possam confirmar sua investigação para este atendimento.

Após as analises e criação de um plano de atendimento, o terapeuta colocará algumas sementes de mostarda em alguns pontos da orelha e as fixará com um esparadrapo. Assim que fixado estas sementes, o terapeuta faz um estímulo neste local, pois como vimos anteriormente, é necessário este estímulo para que o cérebro receba a informação.

Terminada a sessão, o cliente fica com as sementes na orelha por cerca de 3 dias e é orientado a fazer a própria estimulação dos pontos 3 vezes ao dia.

No 4º dia, o próprio cliente pode retirar as sementes sem nenhum risco.

Observação: Este é o tratamento mais comumente utilizado. Nos casos de utilizar agulhas de acupuntura, ou pressão através de esferas magnéticas, estas são aplicadas na clinica por um determinado período não havendo necessidade de permanecer com o estimulo. Lembrando que a escolha de cada tratamento depende do diagnóstico realizado na anamnese.

Benefícios

Uma das maiores vantagens da auriculoterapia é que ela é eficaz e rápida!

Há vários depoimentos de pessoas que estavam com dores agudas (cabeça, costas, musculares, etc) e após a sessão já apresentavam grande alívio.

A auriculoterapia atua com grandes benefícios nos seguintes casos:

  • Ansiedade

  • Emagrecimento

  • Insônia e distúrbios do sono

  • Equilíbrio do organismo

  • Tratamento de vícios

Auriculoterapia para dores de cabeça

A auriculoterapia pode auxiliar no tratamento da dor de cabeça. O ponto meridiano a ser estimulado deverá ser o ponto do encéfalo, que está diretamente relacionado à região da dor.

O cliente deverá ser examinado por um médico para ter certeza de que não há qualquer problema maior de saúde, e este mesmo deverá aconselhar o tratamento medicinal.

Após algumas sessões de auriculoterapia, as dores de cabeça apresentarão melhora, até cessarem.

Auriculoterapia para ansiedade

Trata-se de um método eficaz para o controle emocional e relaxamento, que melhora também, a depressão e os sintomas de insônia.

É um tratamento recomendado especialmente para pessoas que precisam perder peso e acabam se alimentando além do necessário para compensar a sensação de ansiedade.

Auriculoterapia para tabagismo

O tabagismo atinge pelo menos um terço da população adulta mundial segundo dados da OMS.

O vício do cigarro se deve a sensação de prazer promovida pela nicotina, que é um elemento de ação psicoativa. O cérebro reage a esta substância, igualmente à cocaína e ao álcool, o que explica a dependência iminente.

Há diversos tratamentos que atuam no combate ao tabagismo e a auriculoterapia atua como um método de apoio a estes tratamentos.

 

A auriculoterapia estimula a produção de hormônios do prazer como a endorfina, dopamina e cerotonina, e auxilia no combate à depressão, insônia, ansiedade e angústia, sintomas derivados da abstinência pela nicotina.

Contra-indicações

Sabemos que os efeitos colaterais existem e são comuns, mas podem ser evitados, por isso a auriculoterapia possui algumas contraindicações e devem ser respeitadas.

 

Citaremos aqui alguns casos onde a auriculoterapia deve ser evitada:

• Gestantes, até o terceiro mês de gravidez devem parar com as sessões e, após esse período, alguns pontos auriculares devem ser “esquecidos” até o final da gestação.
• Pessoas com hipersensibilidade.
• Pessoas com graus psiquiátricos não medicados.
• Pessoas caquéticas.

Endereços:​

Barueri

Alameda Grajaú, 60 Cj 907 - Alphaville Industrial

Tel.: (11) 2680-2888

São Paulo

Avenida Paulista 2073, São Paulo

Ed. Horsa 2 cj. 101 Edifício Louis Pasteur.

Tel.: (11) 3179-0101

 (11) 97473-7447

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon