CONSTELAÇÃO SISTÊMICA FAMILIAR

Quantas vezes vemos os filhos e netos repetirem as atitudes e até mesmo as histórias da sua família? Aprendizado através de exemplos? Genética? Convivência? Talvez tudo isso e outros mais. O interessante é que, de fato, isso acontece e cada um de nós tem, no mínimo, um caso de repetição para contar. A escolha espontânea por uma profissão igual a do pai ou mãe, a propensão mesmo que inconsciente, em buscar um parceiro com características muito parecidas com seus próprios pais. Como dizem por aí, “Freud explica”, certo? A constelação sistêmica pode explicar.

Constelação Sistêmica

É o nome dado ao método criado por Bert Hellinger para verificar dinâmicas que ocorrem dentro de um sistema. Por sistema compreende-se tudo aquilo formado por mais de uma pessoa e que se influenciam mutuamente. A Constelação Sistêmica é o nome geral que inclui Constelação Familiar, Direito Sistêmico, Saúde Sistêmica, Pedagogia Sistêmica, Constelação Organizacional, etc.

Constelação Familiar

É a aplicação da Constelação Sistêmica  em casos familiares e pessoais,  onde é possível olhar as 3 leis da vida e como elas impactam o nosso viver. É numa constelação familiar que se observa as dinâmicas difíceis que agem em nossa vida, e desta forma, assumir nosso lugar correto e de força para caminhar adiante.

Representantes

Numa constelação em grupo, o cliente conta com a ajuda dos representantes na constelação do seu tema. Representantes são todos aqueles que estão disponíveis para entrar na colocação familiar do cliente que está constelando, somente durante o atendimento. Numa constelação individual (somente o terapeuta e o cliente) são utilizados figuras e bonecos como representantes.

Campo

Chamamos de campo o lugar onde se realiza o atendimento em constelação. As vezes delimitado por um tapete, o arranjo das cadeiras ou o espaço físico onde o encontro ocorre. Muitas vezes é chamado também de campo de informação, pois o que é trabalhado na Constelação provêm desse lugar.

Workshop de Constelação

É o atendimento da Constelação Sistêmica na prática. Um grupo de clientes se forma, com temas e representantes, facilitados por um Constelador.

Sistema Familiar

São todos aqueles que fazem parte da sua família. Você, seus irmãos, seus pais, seus avós, seus bisavós e assim por diante. Toda essa rede de pessoas antes e depois de você compõe o seu sistema familiar.

As 3 leis da vida

Foram descobertas por Bert Hellinger 3 leis universais que agem sobre todos os sistemas: a lei da ordem, do equilíbrio e do pertencimento. Elas agem mesmo quando desconhecemos sua existência e seu conteúdo.

Emaranhamentos

São fatos difíceis e por vezes não resolvidos de nossa história familiar. Quando algo acontece e não é completamente processado dentro de um sistema, há a possibilidade de que outra pessoa dessa família reviva a situação de forma a trazer para um movimento de solução. Essa identificação geralmente ocorre de forma inconsciente, o que ocasiona dificuldades para a pessoa que revive o problema e para todo o sistema.

Tomar

A constelação traz a importância de tomar o que flui da nossa rede familiar, como os pais, por exemplo. Tomar aqui significa aceitar tudo o que compõe a história familiar, com as dificuldades e os recursos que estão contidos nela. O tomar é ativo, parte de uma decisão tomada por nós.

Amar à beira do precipício

Por amor ao nosso sistema, muitas vezes repetimos dificuldades e histórias de nossa família. Isso acontece em um tentativa inconsciente de reviver e resolver o problema de outros integrantes de nosso sistema. Esse amor infantil, que não percebe a diferença entre “eu” e o “outro”, muitas vezes nos coloca em perigo pela simples identificação do amor.

Aceitação

A aceitação consiste em ver a realidade e lidar com ela. Aquele que aceita abre mão do jogo do “e se” e vive alinhado com o que acontece e é concreto. Não haveriam outras possibilidades diferentes daquelas que realmente aconteceram.

Honrar

A honra a outras pessoas do sistema está em reconhecer o papel de cada um para que a vida fosse passada adiante. Respeitosamente nos curvamos, mostrando nosso tamanho menor e agradecimento ante aquele que nos precedeu.

Sessão e seus benefícios

A partir da psico-genealogia, metodologia transgeracional e a terapia sistêmica, hoje sabemos que existe uma transferência ou transmissão de conflitos que geram determinadas preocupações familiares ou até mesmo comportamentos entre gerações, os quais definem os problemas vivenciados de ordem psicológica, afetiva e dificuldade para viver em harmonia ou até mesmo desenvolver-se com plenitude.

Submeter-se a uma dinâmica de Constelação Sistêmica significa reeditar, parte da realidade que estamos envoltos através da descoberta dos “fatores ocultos” e sob a luz da consciência consegue-se realizar mudanças de forma tranquila e constante rumo a uma experiência bem melhor.

Esta técnica é capaz de identificar pontos de tensão psicológica ou emocional que condicionam comportamentos humanos, que nem sempre revelam suas origens.

Busca na história familiar a origem de dificuldades emocionais e padrões de comportamento que se reproduzem e trazem sofrimentos desenvolvidos pelas pessoas ao longo da vida.

Precisamos entender que a história da nossa família está impressa em nossas células levando a uma ordem que permite que a vida flua através de nós. Esta ordem vai se traduzir em qualidades. Mas nós também herdamos os conflitos não resolvidos que foram gerados dentro de nossas famílias, devido a fatores tais como:

  • Disputas por herança

  • Separações traumáticas

  • Imigração para outros países

  • A exclusão de membros da família

  • Alteração da hierarquia dentro da família

  • Segredos de Família, traição, filhos não reconhecidos, criminalidade, etc.

  • Violência intra e extra-familiar (guerras, assassinatos, suicídios, disputas de poder)

  • Perda trágica de entes queridos

  • Abortos espontâneos e provocados

Para que a terapia tenha êxito, as informações citadas acima sobre o sistema familiar devem ser fornecidas ao terapeuta. Identificando as desordens, exclusões, tragédias e grandes perdas, ele poderá atuar de forma direta proporcionando alívio e liberação ao cliente e ao seu sistema familiar.

Os movimentos de constelação podem ser realizados individualmente, com casais e em grupo.

Nossas constelações são realizadas dentro de um ambiente sigiloso pois só participa o profissional constelador e o interessado (acompanhado ou não).