PNL

Programação Neurolinguística

Programação Neurolinguística ou simplesmente PNL é uma ciência que estuda como nossas experiências subjetivas afetam nosso comportamento e aprendizagem. Também pode ser entendida como um conjunto de técnicas que ajudam a entender e modificar os processos internos pessoais por meio da identificação dos padrões de linguagem verbal e extraverbal responsáveis por nossas reações nos mais diversos contextos.  

 

A PNL explica como organizamos nossos sentimentos e emoções e os mobilizamos para alcançarmos nossas metas e objetivos. A parte neuro corresponde aos nossos pensamentos e a linguística diz respeito à maneira como utilizamos as palavras para influenciar as outras pessoas e a nós mesmos.

O que é PNL?

A PNL é uma ciência que estuda a estrutura da experiência subjetiva; como o cérebro e a mente funcionam, como estruturamos o pensamento, a emoção e a comunicação. Auxilia o Homem a utilizar o seu cérebro de maneira mais favorável para alcançar os resultados que deseja. É capaz de gerar transformações que permitam uma evolução real do ser humano a todos os níveis. O conhecimento da forma de funcionamento do seu cérebro possibilitará fazer mudanças programadas por si mesmo, visando uma melhor comunicação, o desenvolvimento de empatia, equilíbrio emocional e elaboração de estratégias na conquista de suas metas.

 

A Programação Neurolinguística ou  PNL  foi criada em 1975 por Richard Bandler e John Grinder, como a ciência que estuda as “programações” mentais das pessoas brilhantes e com sucesso nas diversas áreas do conhecimento humano.

 

Alguma vez fez algo com tal eficiência a ponto de ficar impressionado? Já lhe aconteceu admirar-se do que fez e ficar a pensar como conseguiu aquilo?

 

Então, a PNL descodificou estas “programações” e desenvolveu  um grande conjunto de técnicas inovadoras e altamente eficazes para produzir os resultados que gostaria de ter na sua vida. Desde a sua criação, a PNL estuda e codifica várias estratégias de pessoas com destaque. São estratégias de auto estima, de confiança, de comunicação, de criatividade, de flexibilidade e muitas outras que têm sido aplicadas com sucesso em pessoas que desejam possuí-las. Com a PNL você aprende rapidamente as capacidades e as habilidades especiais das pessoas bem sucedidas.

 

A PNL oferece uma forma diferente de pensar a respeito de si mesmo e do mundo, possibilitando uma nova atitude diante da vida. Oportunidade de utilizar o seu potencial muitas vezes adormecido e que poderá ser acionado permitindo maior realização pessoal e profissional.

Como a PNL poderá ser útil na prática?

1 – Nos relacionamentos

Tudo vai bem quando conseguimos nos relacionar satisfatoriamente com as pessoas à nossa volta. Em alguns casos isso não é possível devido à uma série de fatores que nos são impostos e que não conseguimos enxergar. Existem técnicas de PNL que ajudam a melhorar nossas relações pessoais e até mesmo fazer com que simpatizem conosco em poucos segundos. Nas relações amorosas e de conquista também é possível usar determinadas táticas infalíveis para conquistar o parceiro(a) dos seus sonhos.

2 – Nos estudos

Pessoas com dificuldade em ter foco para estudar ou que esquecem facilmente os conceitos aprendidos, podem utilizar a PNL para melhorar a memória e também em processos de leitura e assimilação. Utilizar algumas das práticas melhorará o rendimento nos estudos e aumentará a capacidade de armazenar informações do cérebro.

3 – Na vida profissional

Muitos profissionais buscam atualmente os ensinamentos da PNL para melhorarem em suas carreiras. Alguns indivíduos com formação acadêmica em saúde, estão utilizando as técnicas para aplicar em seus pacientes, promovendo uma melhor qualidade de vida para essas pessoas. Técnicas como ancoragem e metáforas podem ajudar na cura de doenças crônicas.

4 – No relacionamento consigo mesmo

Sem dúvida praticar as técnicas de PNL para se conhecer melhor é a maneira mais eficaz para eliminar crenças limitantes, sentimentos de culpa e outros padrões que levam à obtenção de resultados negativos em vários pontos da vida. Conhecer-se e saber como iremos reagir nas adversidades é uma forma poderosa de se antecipar e não permitir que cultivemos sentimentos derrotistas sobre nós mesmos.

5 – Nas relações comerciais

Existem dezenas de técnicas que podem ser utilizadas no relacionamento comercial voltado para vendas de produtos ou serviços. Como todo tipo de comunicação, existe uma linguagem verbal e corporal própria em relacionamentos comerciais. Para o empresário, conhecer e aplicar essas técnicas trará uma mudança favorável no faturamento e também no relacionamento com os clientes. Muitos profissionais de sucesso utilizam os ensinamentos da PNL para incrementarem as táticas de marketing e vendas de seus produtos, conseguindo aumento substancial no faturamento.

Se fizermos uma análise, a grosso modo nas relações que mantemos com o mundo à nossa volta, conseguiremos reconhecer várias técnicas de PNL que aplicamos, às vezes inconscientemente, na nossa rotina diária.

  • ​Mais capacidade para agir com segurança e bom humor;

  • Um maior conhecimento dos processos internos da sua mente e maior flexibilidade se desejar parar, mudar ou ampliar estes processos;

  • Maior facilidade para se relacionar consigo próprio e com todas as pessoas a sua volta;

  • Aumento na qualidade da sua comunicação e um modelo de mundo com mais oportunidades;

  • Compreender o pensamento e os estilos de comunicação das pessoas;

  • Gerar rapport, confiança e empatia na sua comunicação;

  • Reconhecer como a linguagem exerce influência sobre você e sobre as outras pessoas;

  • Melhor preparação interna para atuar com maior excelência no setor profissional e pessoal;

  • Dominar técnicas para a obtenção de resultados excepcionais;

  • Leveza diante de obstáculos ou mudanças externas;

  • Entusiasmo diante da vida.

As poderosas técnicas e ferramentas da PNL são de aplicação prática, imediata e efetiva para a conquista de metas e realização a vários níveis.

Ao estudar PNL descobrirá um surpreendente conjunto de informações, tanto sobre você mesmo quanto sobre o seu contexto de interação. Aprenderá técnicas que poderão ser usadas para desenvolvimento de relações tanto intra como interpessoais.

Poderá começar a influenciar significativamente o ambiente a sua volta, de um jeito não imaginado antes.

Através dos nossos cursos de PNL conhecerá recursos para uma reprogramação de comportamentos, identificará e desenvolverá um sistema de valores compatíveis com sua personalidade. Isso facilitará a descoberta e conquista da sua missão como ser humano e como profissional.

Entrará em contato com um novo mundo de possibilidades dentro de si mesmo!

Onde se aplica?

A PNL é utilizada em todas as áreas e segmentos que colaboram para o desenvolvimento pessoal, crescimento profissional e excelência humana.

Atualmente é utilizada em praticamente todas as áreas da experiência humana: em terapia, na educação, nas artes, no desporto, em organizações, em vendas, no tratamento de doenças psicossomáticas, no tratamento de compulsões (comer em excesso, fumar, etc.) e as pesquisas continuam.

Por exemplo:

No campo empresarial, obtêm-se grandes resultados com implantação de novas técnicas que resultam no desenvolvimento de excelência (liderança, trabalho de equipe, criatividade, negociação, motivação, auto-estima entre outros);


Na área da Saúde, aplica-se para eliminar o stress, fobias e enfermidades psicossomáticas;


Na Educação, desenvolve modelos de aprendizagem acelerada estimulando a utilização de pensamentos criativos e o uso do cérebro na sua totalidade, melhorando assim a capacidade humana a nível intelectual e emocional.

Hoje, em 50% das empresas mais importantes dos Estados Unidos, os colaboradores tem alguma capacitação em PNL e nos Países do Primeiro Mundo é exigido pelo menos uma formação em PNL para os cargos de gerentes e diretores, com a finalidade de uma melhor liderança e comunicação.

 

Formação em PNL

A formação em PNL dá-se em dois níveis:

 

  • Curso Practitioner;

  • Curso de Master Practitioner.


O Curso de Practitioner compreende a formação básica, onde aprende as ferramentas e as técnicas fundamentais.

 

O nível de Master Practitioner visa desenvolver conhecimentos e capacidades mais avançadas, envolvendo técnicas e atitudes de elevada sofisticação e complexidade. Os efeitos deste nível atingem o seu maior equilíbrio pessoal e um desenvolvimento de competências profissionais a um nível raramente encontrado.

 

Peça agora mesmo INFORMAÇÕES mais detalhadas ou marque uma SESSÃO INDIVIDUAL com técnicas de PNL.

Endereços:​

Barueri

Alameda Grajaú, 60 Cj 907 - Alphaville Industrial

Tel.: (11) 2680-2888

São Paulo

Avenida Paulista 2073, São Paulo

Ed. Horsa 2 cj. 101 Edifício Louis Pasteur.

Tel.: (11) 3179-0101

 (11) 97473-7447

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon