Correção de Postura

Terapia para alinhamento e correção da postura corporal

Correção de Postura

Muitas pessoas têm o hábito de curvar as costas e deixar os ombros caídos ao andar, enquanto outras passam horas na frente do computador e vão curvando, sem perceber, as costas. A maioria de nós não tem consciência da nossa postura corporal, o que vai acarretando dores na coluna.

Mas não são apenas as dores localizadas nas costas os males provocados pela má postura corporal. A curvatura também atinge o funcionamento dos órgãos, como fígado, coração e pulmões, pois provoca uma pressão sobre eles.

Já a má postura provoca problemas musculares, ortopédicos, falta de sono, dores nas costas e pescoço, pernas cansadas, dores de cabeça, rigidez muscular, etc. Em alguns casos, pode causar até deformações na coluna vertebral, impedindo a pessoa de realizar tarefas comuns e cotidianas.

Problemas posturais

Existem 4 tipos de problema de postura: A hiperlordose, a escoliose, a hipercifose e as costas retas.

A hiperlordose é uma curvatura para frente das vértebras lombares anormalmente acentuadas, fazendo com que a pelve fique projetada para frente, com consequência de sobrecarga nas vértebras lombares causando o enfraquecimento dos músculos abdominais e a estimulação dolorosa da região. É mais encontrada em mulheres devido ao uso dos saltos altos, ginástica olímpica e a própria postura feminina.

A escoliose é um desvio assimétrico lateral da coluna vertebral. Pode apresentar uma única curvatura ou mais para a esquerda ou para a direita, abrangendo uma ou mais regiões da coluna. Pode se encontrar na região cervical, torácica, lombar ou abranger toda a extenção da coluna formando um grande “C”. Pode ser causada por diferença de tamanho entre os membros inferiores, por atitudes erradas de estudo e também pela hipertrofia de uma das musculaturas laterais da coluna.

A hipercifose é uma exagerada acentuação da curva para trás formada pelas vértebras torácicas. Mais conhecida como corcunda. Os músculos da frente do peito se tensionam devido à contração constante. Pode ser causada em pessoas com problemas emocionais sérios como a depressão.

Nas costas retas, as curvas das vértebras cervicais, torácicas e lombares são anormalmente reduzidas. Vista de lado, a coluna parece quase reta. Isso limita  a flexão da metade superior do corpo. Provoca o enrijecimento dos músculos e ligamentos, agrava a ausência de curvas normais nas costas, destrói o equilíbrio do centro de gravidade do corpo e provoca dores na região lombar.

Tratamento

Depois de saber o que são essas anomalias, vamos ao tratamento para esses 4 problemas de postura: Alongamentos específicos passivos e ativos e massagem terapêutica apropriada.

O tratamento é um pouco demorado, em média de 10 sessões de massagens e alongamentos intensos 2 vezes por semana, pois o corpo precisa de um intervalo entre uma sessão e outra para se adaptar a sua nova posição, quer dizer, a sua posição original. Mas na 5ª sessão já dá para ver um grande resultado.

As massagens e alongamentos são feitos na maca e no tatami ou colchonete no chão.

A duração de cada sessão geralmente são mais de 60 minutos.

É importante lembrar que este tratamento pode ser um pouco dolorido, devido as manobras necessárias para realizar o procedimento. Apesar do leve desconforto durante a sessão ao sair da clínica o cliente se sentirá maravilhosamente bem.

Para o tratamento dar resultados positivos, depende muito mais do cliente querer do que o massoterapeuta fazer.

Sua disciplina e preocupação com seu bem-estar conta muito para um bom resultado do tratamento.

Diagnostico01
Diagnostico01
Tecnica01
Tecnica01
Tecnica02
Tecnica02
Tecnica03
Tecnica03
Tecnica04
Tecnica04
Tecnica05
Tecnica05
Resultado01
Resultado01
Resultado02
Resultado02
Resultado 03
Resultado 03

Contra-indicações

  • Pessoas com hérnia de disco;

  • Lesões graves na coluna;

  • Com prótese na coluna.