Terapia Reiki

Equilíbrio físico e mental através da energia universal.

O que é o Reiki?

Reiki é uma técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. É transmitido através da “imposição de mãos” e baseia-se na ideia de que uma “energia vital” invisível flui através de nós e é o que nos faz estarmos vivos. Se o nível de “energia vital” está baixo, ficamos mais propensos às doenças ou mais estressados. Se estiver alta, somos mais capazes de nos sentirmos felizes e saudáveis.

Para entender o que é Reiki, devemos entender o significado de seu nome. A palavra Reiki é composta de duas palavras japonesas: Rei – “sabedoria divina ou o poder superior” – e Ki – “energia vital”. Acredita-se então que Reiki é a energia vital espiritualmente guiada.

Cura pela imposição das mãos

A Sessão de Reiki, tem como principio a imposição das mãos para a troca de energia entre o terapeuta e o cliente. Antes de realizar a terapia, costuma-se realizar uma anamnese com o cliente, visando entender sua necessidade de tratamento. É explicado todo o processo de como é executada a terapia, os possíveis sintomas, posições e toques. 

O tempo de uma sessão é muito variável. Desde 20 minutos a 1h30, depende de todo o processo, de como a pessoa está e do próprio protocolo intrínseco do terapeuta.

Ao encerrar a sessão é realizada uma conversa onde é verificado o cumprimento dos objetivos da sessão e o bem -estar geral da pessoa. 

Reiki e Religião

Apesar de o Reiki ser de natureza espiritual, não é uma religião. Não tem nenhum dogma e não há nada em que se deva acreditar a fim de receber, aprender ou usar Reiki. Na verdade, Reiki não é dependente de crença e vai fluir da mesma forma, crendo em sua força ou não.

O Reiki é de natureza espiritual, mas não religiosa, ele não tem nem ensina nenhum dogma e seus praticantes não precisam acreditar em nada para aprender a usá-lo ou recebê-lo. Em fato, Reiki não depende de crença, fé ou religiosidade para fazer efeito.

Benefícios do Reiki

Para praticar o Reiki, é necessário o desenvolvimento da consciência e do sentimento de amor incondicional, sendo que, assim, se passa de uma pessoa para a outra, um tipo de boa energia, que tem os seguintes benefícios: 

  1. Redução do estresse e ansiedade;

  2. Equilíbrio hormonal

  3. Redução das toxinas do organismo;

  4. Equilíbrio emocional;

  5. Aumento da criatividade;

  6. Aumento da calma, tranquilidade e serenidade;

  7. Aumento do autocontrole;

  8. Diminuição da impulsividade;

  9. Fortalecimento do sistema imune;

  10. Diminuição dos sintomas da depressão e da síndrome do pânico.

O Reiki faz parte do conjunto de terapias bioenergéticas, que são técnicas de exercícios e de respiração para ativar o fluxo de energia do corpo, causando benefícios ao organismo e à mente, como elevação da consciência, melhora dos pensamentos e comportamento. 

O que pode ser tratado pelo Reiki

Devido aos benefícios, o Reiki pode ser utilizado como terapia complementar para tratar problemas de saúde, como:

 

Ansiedade e depressão
Esta técnica pode ser uma excelente aliada para o tratamento da ansiedade, devido ao relaxamento e bem-estar que proporciona. Desta forma, os sintomas do estresse são aliviados, promovendo sensação de paz interior e calma, o que, também pode ter benefícios para a melhora da depressão e sintomas da TPM.

Dor crônica
O relaxamento produzido durante a prática do Reiki contribui para a diminuição dos níveis de estresse, o que melhora a tensão e a fadiga muscular. Desta forma, pode haver melhora de dores musculares e de cabeça, reduzindo a necessidade do uso de comprimidos analgésicos, por exemplo.

Insônia
A sensação de bem-estar aumenta a liberação de hormônios como serotonina e endorfina, que são excelentes aliados para afastar a insônia. Além disto, o Reiki causa relaxamento, o que também age para uma melhor noite de sono.

Benefícios do Reiki na gravidez
O relaxamento e calma proporcionados pelo Reiki podem ser muito úteis durante a gestação, pois podem diminuir a insegurança e o estresse comuns neste período, e proporcionar um parto com maior tranquilidade.

Além disto, o controle do estresse diminui a produção de hormônios negativos, como cortisol e adrenalina, que podem provocar aumento da pressão arterial, pré-eclâmpsia e aumentar o risco de parto prematuro.

Quando não fazer o Reiki

Esta prática não deve substituir tratamentos prescritos pelo médico, como para depressão, pressão alta, diabetes ou asma, por exemplo. O Reiki deve ser utilizado para o alívio de problemas leves, e como forma de auxiliar o tratamento das doenças e portanto, deve-se consultar o clínico geral ou o médico que acompanha a doença antes de iniciar este tipo de terapia.

Endereços:​

Barueri

Alameda Grajaú, 60 Cj 907 - Alphaville Industrial

Tel.: (11) 2680-2888

São Paulo

Avenida Paulista 2073, São Paulo

Ed. Horsa 2 cj. 101 Edifício Louis Pasteur.

Tel.: (11) 3179-0101

 (11) 97473-7447

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon